Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Melquiseque abençoa Abraão

MELQUISEDEQUE ABENÇOA ABRAÃO
Lição 11 - 13 de Dezembro de 2015
Texto Áureo: Gênesis 14.19 "E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra."
Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 14.12-20
Introdução: Melquisedeque foi um rei cananeu, que reinou em Salém, nome antigo da cidade de Jerusalém. Ele foi um rei que promovia sacrifícios e mantinha no meio de um povo pagão, um culto de adoração ao verdadeiro Deus Eterno. Dentre as suas características como rei, ele tinha as credenciais e unção divina para tal. Como rei da justiça demonstra-se que era um rei justo e que praticava a justiça com imparcialidade. Como rei de Salém, que significa rei da paz, ele promovia a paz em toda a extensão do seu reinado. Esses seus atributos o credenciam a ser o tipo perfeito de Cristo. O providencial encontro de Melquisedeque com o ainda Abrão (que significa Pai elevado) e as ações praticadas entre eles, são extremamente importantes, didáticas e revelativas, tanto na questão do dízimo como na questão do pão e do vinho. 
1) TODAS AS COISAS PODEM CONTRIBUIR PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS - Gênesis 14.12 Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.
Ló sobrinho de Abrão, pela sua ambição no dia em que houve a separação do seu tio, havia escolhido egoisticamente a vantagem pessoal, com a desvantagem do seu tio. Assim ele foi para as planícies de Sodoma, onde posteriormente passou a habitar com a família na própria cidade onde o pecado era a prática principal daquele povo. Assim fora da proteção de Deus, quando na ocasião que Sodoma foi invadida e saqueada pelos quatro reis amorreus, Ló foi levado cativo juntamente com todos os seus bens. Assim por ser encontrado em companhia dos que praticam a iniqüidade, Ló iria passar por um grande sofrimento. Todos esses acontecimentos na realidade iriam contribuir, não para o bem de Ló, mas sim para o bem de Abrão, o qual se prontificou em combater os reis amorreus para a sua libertação.
2) QUEM USA DE INGRATIDÃO COM ALGUÉM UM DIA PODE VIR A PRECISAR DELE - Gênesis 14.13 Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.
A ingratidão de Ló para com o seu tio Abrão, foi deplorável, isto porque Ló ficou rico a custa do seu tio e, em determinada ocasião os empregados de ambas as partes se desentenderam e acabaram acordando uma separação. A bíblia diz: andarão dois juntos se não estiverem de acordo? Assim Abrão demonstrando uma grande bondade deu o direito a Ló para escolher a terra da sua habitação. Movido por um grande egoísmo, Ló escolheu o que lhe parecia o melhor lugar achando que havia obtido grande vantagem na sua escolha. Agora Ló estava colhendo os frutos da sua ingratidão, estando prisioneiro dos reis amorreus. Apesar de tudo Ló era considerado por Deus como um homem justo e em vista disso Ele providenciou meios para que o seu tio Abraão ficasse a par da situação. Isso vem mostrar o quanto Deus é misericordioso mesmo com alguém cheio de falhas como era Ló, mas que guardava a sua fidelidade com Ele. A grande falha de Ló foi sair de perto do portador de bênção que era Abrão e se juntar aos portadores de maldição em Sodoma.
3) QUEM NÃO GUARDA SENTIMENTO CONTRÁRIOS SABE PAGAR O MAL COM O BEM - Gênesis 14.14 Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
Abrão não era um homem de guerra, como também os seus empregados, porém nessa situação os laços familiares falaram mais alto, e mesmo diante da ingratidão de Ló, Abrão não hesitou em fazer preparativos e montar uma estratégia para libertar o seu sobrinho das mãos dos reis amorreus. Abrão tinha o equilíbrio necessário para lidar com essa situação inesperada. Assim ele procurou pagar o mal que Ló lha havia causado usando de bondade sem qualquer ressentimento. Mesmo sabendo que enfrentaria os quatro reis amorreus, os quais eram experientes na arte da guerra, Abrão não se intimidou e ajuntando os seus trezentos e dezoito criados partiram para o combate com a certeza da vitória. Quem tem promessa de Deus sabe que não morrerá antes que todas elas se cumpram.
4) A PRONTIDÃO DO AMIGO NAS HORAS DIFÍCEIS MOSTRA O VERDADEIRO AMIGO - Gênesis 14.15 E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
Diante do acontecimento da captura de Ló, Abraão não ficou indeciso e de pronto ordenou aos seus trezentos e dezoito servos que se armassem para o combate. Assim formou-se um pequeno exército que com a hábil estratégia organizada por Abraão os inimigos foram derrotados surpreendentemente. Embora Ló não merecesse todo esse esforço de Abraão em libertá-lo por ter quebrado a lei de obediência e respeito devidos ao seu tio, este mostrou um espírito nobre nesse feito.
5) QUANDO HÁ OPORTUNIDADE É IMPORTANTE FAZER O BEM A TODOS OS HOMENS - Gênesis 14.16 E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.
A leal defesa em favor de seu estúpido sobrinho revela a profundidade do honroso amor fraternal de Abraão. Sendo um homem de paz, Abraão se tornou um homem de guerra em defesa do seu parente. O sucesso de Abraão foi considerável, pois ele derrotou os inimigos, como também resgatou Ló e os demais. Abraão se aventurou numa missão perigosa, para uma boa causa, e quem age assim com um bom coração pode certamente contar com a proteção divina. Precisamos sempre estar prontos para ajudar e socorrer aqueles que precisam da nossa ajuda, mesmo que tenham feito coisa que nos desagradaram.
6) QUEM VIVE PELAS BÊNÇÃOS DO SENHOR NÃO ACEITA SUBORNOS DO MUNDO - Gênesis 14.17 E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.
O rei de Sodoma que sucedeu aquele que caiu na batalha, sabendo do feito vitorioso de Abrão veio oferecer recompensa pelos seus serviços prestados. Abrão tinha direito legal de todos os despojos de guerra, tanto material como pessoal e o rei de Sodoma veio lhe fazer uma proposta como se tudo pertencesse a ele. Queria esse rei que Abrão lhe entregasse os seus servos e em troca ficaria com a parte material. Porém Abrão não derrotou os inimigos pensando nos despojos de guerra e sim com a intenção de libertar o seu sobrinho e os seus. Assim a proposta do rei foi recusada por Abrão, que devolveu os servos do rei e todos os pertences, pois não desejava ficar com nada que fosse da cidade de Sodoma.
7) QUEM LUTA EMPUNHANDO A ESPADA DA FÉ É RECOMPENSADO PELO SENHOR - Gênesis 14.18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
Em seqüência a esse encontro Abrão recebe a visita do enigmático Melquisedeque, rei de Salém (Jerusalém). Contrastando com o rei de Sodoma que foi pedir para Abrão, Melquisedeque foi oferecer para Abrão. Melquisedeque não consta em genealogia por não pertencer a linhagem semita, mas no meio de uma degradação religiosa profunda, esse homem tinha os requisitos de rei e sacerdote do Deus eterno. Nada se sabe do seu princípio nem no seu fim, sendo ele um tipo de Cristo que não tem princípio nem fim. O pão e o vinho que ele veio trazer para Abrão reforçam a questão do tipo que apontava para o antítipo, pois o pão simbolizava o corpo de Cristo no seu sacrifício até a cruz e o vinho simbolizava o seu sangue derramado para remissão dos nossos pecados.
8) FELIZ É O HOMEM CUJA CONDUTA É DIGNA DE RECEBER AS BÊNÇÃOS DIVINAS - Gênesis 14.19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
No papel de rei e sacerdote, Melquisedeque abençoou Abraão, com a bênção de Deus. Assim, Deus, sendo Deus deve ter a glória em todas as nossas vitórias, pois Ele é sempre maior que os nossos inimigos. Nós devemos dar graças pelas misericórdias recebidas pelos outros, como pelas nossas. Com essa bênção Melquisedeque deu o crédito a Deus por ter dado a Abraão o poder de derrotar os seus inimigos. Somente através da ajuda divina podemos obter vitórias significativas em qualquer situação. É lógico que temos de fazer a nossa parte, pois como poderíamos obter uma grande vitória se evitássemos as lutas.
9) QUEM VIVE SOB AS MISERICÓRDIAS DIVINAS DEVE EXPRESSAR SUA GRATIDÃO - Gênesis 14.20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Deus testa a nossa fidelidade para com Ele, e não foi diferente com Abrão no seu encontro com o rei e sacerdote Melquisedeque. Abrão passou no teste de fidelidade não aceitando ficar com os despojos de guerra que pertenciam a um povo pecaminoso. Aceitou de bom grado participar do pão e o vinho que simbolizavam o corpo e o sangue de Cristo. Entregou o dízimo dos despojos de guerra, pois em toda batalha o dízimo dos despojos pertenciam ao Senhor. Para quem ignora ou refuta acerca do dízimo, pois não entendem o seu sentido espiritual vamos esclarecer essa questão. O pão e o vinho que Melquisedeque (tipo de Cristo) trouxe a Abrão apontavam para o sacrifício de Cristo e isso é uma verdade. O dízimo que Abrão deu para Melquisedeque (tipo de Cristo) apontava como os recursos que seriam necessários para a manutenção na continuidade da sua obra. Portanto esse dízimo foi entregue antes da lei de Moisés, e desse modo não foi por mandamento da lei, e sim por fé, como deve ser feito por todo verdadeiro cristão. Portanto o dízimo do que ganhamos pertence ao Senhor e se o retivermos estamos nos apropriando daquilo que pertence a Deus e nesse caso estaríamos roubando a Deus. Se você quer ter os seus noventa por cento sejam abençoados entregas os dez por cento que pertencem a Deus. 

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel