Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

O trabalho e atributos do ganhador de almas



O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS
Lição 4 - 24 de Julho de 2016
Texto Áureo: 2 Timóteo 4.5 Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Leitura Bíblica em classe: Atos 8.26-40

Introdução: Todo cristão pode e deve ser um ganhador de almas, independente de ser consagrado ao ministério de evangelista, ou não. Só que é necessário principalmente o conhecimento da Palavra de Deus e dotado de revestimento de poder, o mesmo que aconteceu no dia de Pentecoste, pois esse trabalho não é para pessoas sem as qualificações necessárias. Ganhar almas não é algo simples, pois quem não tem Cristo na sua vida está sob a influência de Satanás. Isso é uma verdade, pois a Bíblia diz: (Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 João 5:19). O maligno nesse caso é óbvio que usará de toda resistência no sentido de impedir que almas se convertam a Cristo. É bem verdade que o Espírito Santo pode usar até mesmo um novo convertido para que testifique a sua conversão aos seus conhecidos, ou mesmo, na sua parentela e obter resultados positivos. Quanto ao evangelista é importante enfatizar, que é alguém chamado e separado por Cristo para esse ministério. O apóstolo Paulo também exerceu o ofício de evangelista destacando-se como o maior ganhador de almas para o reino de Cristo. Paulo exortou Timóteo a fazer a obra de um evangelista e cumprir o seu ministério. Embora Timóteo fosse um Pastor, ele também foi orientado a fazer uma obra evangelizadora, ou seja, que cumprisse todas as tarefas que Deus mandasse. O ministério de Timóteo não foi tão intenso como o de Paulo, mais foi importante para a causa de Cristo. Isto porque, nenhum ministério dirigido por Deus é pequeno ou insignificante. O evangelista é alguém que exercerá um ministério separado por Cristo. (Efésios 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores).
I - EVANGELISTA, O MINISTÉRIO DE GANHADOR DE ALMAS
1. Definição: é alguém dotado por Deus para expor o evangelho
Atos 8.6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
Filipe que foi um dos sete diáconos separado pelos apóstolos, após a perseguição que houve em Jerusalém. Essa perseguição foi como um vento que contribui para espalhar sementes por vários lugares. Assim também aconteceu com o evangelho quando os cristãos que estavam em Jerusalém espalharam-se como sementes por vários campos. Em dado momento Filipe é visto em Samaria já como um evangelista pregando para multidões e dotado de dons extraordinários realizando pelo poder do Espírito, prodígios e maravilhas. Assim o ide de Jesus foi sendo cumprido quando alguns se espalharam pela Judéia e Samaria e outros para campos mais distante citados como os confins da terra.
2. O evangelista no Antigo Testamento
Is 40.9 Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus; 52.7 Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!
Isaías pode ser chamado pelo seu ministério profético, como o profeta evangélico, pois em todo o livro ele fala de Jesus Cristo, principalmente no capítulo 53 a seguir. Foi profetizada uma mensagem de esperança aos judeus remanescentes da Babilônia, depois de um grande período no cativeiro, para confortá-los que Deus estaria com eles e providenciaria o retorno para Jerusalém. O Messias foi revelado como um menino que nasceria e que seu nome seria o maravilhososo conselheiro, o Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz. Foi revelado como o Emanuel, o Deus conosco e foi revelado como o servo sofredor, que levaria sobre si todas as nossas dores e enfermidades. Nas mensagens escatológicas fala da restauração do Reino de Israel no período milenar, após a grande tribulação. Como um profeta evangelizador ele traz muitas mensagens alentadoras para os momentos difíceis da vida, bem como muitas promessas e garantias de uma eternidade futura para a nação de Israel. Outros profetas e homens de Deus também tiveram um papel importante na obra de evangelização no A.T.
3. O evangelista em o Novo Testamento
Atos 8.4 Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.
É bem verdade que a propagação do evangelho nos primeiros passos da Igreja após o Pentecoste, não foi totalmente voluntária, pois havia uma tendência a ficarem somente em Jerusalém. A ordem de Cristo foi para que ali permanecessem por um tempo e depois seguissem como espalhadores da semente por todos os lugares indicados por ele. É lógico que não estamos generalizando a todos, mas de uma maneira geral a dispersão foi provocada pela perseguição movida contra a igreja e naturalmente dentro dos propósitos divinos. A violenta dispersão foi providencial para uma rápida difusão do evangelho. Paulo, ainda Saulo o perseguidor da igreja participou ativamente dessa perseguição empurrando os cristãos para fora de Jerusalém, não sabendo ele que na verdade estava contribuindo que a grande comissão fosse cumprida visando a conquista mundial. Assim os próprios meios usados pelo diabo para destruir a igreja, tornaram-se um meio importante para o crescimento dela.
4. O evangelista na era da Igreja Cristã
Atos 21.8 E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele;
Os cristãos vocacionados no dom de evangelizar e que demonstravam isso na prática com suas atuações ousadas como ganhadores de almas eram reconhecidos como evangelistas pela igreja cristã. Felipe foi originalmente reconhecido como um desses ganhadores de almas, o qual de diácono passou a ser reconhecido como evangelista. Os indivíduos espiritualmente dotados tornam-se dons ou presentes do Senhor a cada congregação, pois conseguem produzir bons resultados para o crescimento da membrezia da igreja. São pessoas especialmente preparadas pelo Espírito Santo, para conduzir almas a se renderem a Cristo. Estevão que foi martirizado pelos judeus por pregar as boas novas da salvação também foi um dos diáconos que passou a exercer o ofício de evangelista até a sua morte no início do seu ministério. Todos os crentes de alguma maneira podem exercer a obra de um evangelista, mas existem indivíduos que são especialmente dotados por Deus para esse ofício.
II. ATRIBUTOS DE UM EVANGELISTA
1. Um evangelista é identificado pelo seu profundo amor às almas
Atos 8.26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
Felipe estava em Samaria fazendo uma grande obra como evangelista, com muitos sinais e maravilhas diante de grandes multidões. Muitos evangelistas só querem pregar onde se concentram grandes multidões e será que é isso que Deus quer? É evidente que não, pois temos aqui o exemplo de Filipe, quando no auge de um grande avivamento com prodígios e maravilhas acontecendo, Deus ordena que se retire daquele local onde se concentrava uma grande multidão, para ir pregar o evangelho bem distante dali. Filipe como um evangelista escolhido por Deus não questionou em momento algum e foi para estrada de Gaza, para pregar não mais as multidões, mas para uma única pessoa, ou seja, um etíope que lia um texto da escritura e não compreendia. Isso mostra que o evangelista deve pregar em qualquer lugar, seja para multidões, ou para poucos, ou até mesmo uma pessoa, porque para Deus uma alma vale mais que o mundo inteiro.
2. Um evangelista de dominar o conhecimento da Palavra de Deus
Atos 8.35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
A bíblia diz para procurarmos nos apresentar a Deus como obreiro aprovado que não tem vergonha de nada e que sabe manejar a palavra da verdade. Filipe no seu encontro com o eunuco na estrada de gaza demonstrou essa qualificações quando com ousadia o interpelou e procurou saber das coisas que não entendia a respeito de textos da escritura sagrada. Quando Filipe disse ao eunuco; entendes o que lês? a resposta foi; como vou entender se não há alguém que me explique? Essa foi a grande oportunidade para Filipe tirar todas as dúvidas daquele homem, que ao compreender a respeito de Cristo, já aceitou ser batizado nas águas. Quem quer ser um evangelizador precisa entender que se deparará com situações similares onde o conhecimento da palavra será fundamental para convencer alguém a respeito da salvação em Cristo.
3. Um evangelista de ser dotado de espiritualidade plena
Atos 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Jesus em todo seu ministério preocupou-se em discipular os seus seguidores, principalmente os escolhidos que se tornaram apóstolos após a sua partida para os céus. Em seu ministério ele ensinou, fez aulas práticas quando os enviou dois a dois para pregarem o evangelho soprando sobre eles um poder provisório para aquela missão específica. Porém tudo isso não era suficiente para serem enviados para o cumprimento da grande comissão que seria desenvolvida após a ascensão de Cristo aos céus. Isto porque, eles necessitavam de algo mais, que era o revestimento de poder, ou seja, o batismo com o Espírito Santo. Sem esse poder eles estariam fadados ao fracasso completo e quem sairia vitorioso seria satanás. Foi após o batismo com o Espírito Santo que pessoas comuns foram capazes de fazer coisas extraordinárias, pois tinham o revestimento espiritual necessário para que os milagres acontecessem. O ministério do Espírito nos dons espirituais não é para ostentar alguém, pois são como ferramentas de trabalho
4. Para ser um evangelista exige-se disponibilidade total
Atos 21.8,9 E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 9 E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.
Filipe recebeu o apóstolo Paulo em Cesaréia, onde morava com as suas quatro filhas solteiras que tinham o dom da profecia. Filipe conhecido com evangelista por causa do seu ministério em Samaria continuava a obra de evangelização juntamente com suas filhas naquela região onde se misturava uma população de judeus e gentios. Deus honrou o serviço do evangelista Filipe por ter incansavelmente se disponibilizado a trabalhar na obra de propagação do evangelho, tanto em Samaria, como na estrada de gaza para o etíope e agora em Cesaréia junto com as suas filhas. Pelo seu esforço ele merecidamente foi reconhecido como um grande evangelista a serviço da obra de Cristo.
III. O TRABALHO DE UM EVANGELISTA
1. O proclamador do evangelho assume um caminho sem volta - 2 Timóteo 4.5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério; 1 Coríntios 7.20 Cada um fique na vocação em que foi chamado.
Paulo um defensor da sã doutrina e ensinador da mesma exortam a Timóteo para ser fiel em seu ministério para o Senhor Jesus Cristo. Timóteo foi orientado por Paulo para ser um defensor da fé na congregação de Efésios, onde a sã doutrina e piedade haviam perdido sua primazia. Os cristãos da época tiveram e viveram grandes tensões aflitivas pela perseguição do Império Romano. Essa perseguição provocou muitas deserções da fé entre cristãos permanecendo somente os fiéis na fé em Cristo, mesmo que fosse condenados a morte. O evangelista não deve focar o sucesso e sim a excelência do seu serviço para o reino de Deus, demonstrando compromisso e caráter íntegro. Em nossos dias temos visto que muitos pastores e evangelistas buscam o sucesso em vez de excelência, porque o sucesso vem do orgulho e da soberba e a excelência do ministério vem de humildade.
2. Apologia da fé cristã repudia todo tipo de inveja e ciúmes
Filipenses 1.15,16 Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; 16 Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
Um dos problemas que a igreja sempre enfrentou através dos tempos, foi a introdução em suas fileiras de pessoas desqualificadas para esse ministério. Paulo enfrentou tipos como esses em sua carreira missionária, principalmente em Roma, onde alguns líderes da igreja faziam oposição a ele, pois não aceitavam a sua doutrina. O crente possui uma nova natureza e são guiados pelo poder do Espírito Santo, isso significa que devemos colocar de lado toda malícia, todo o engano, hipocrisia, inveja e toda calúnia, pois se assim não for estamos em desobediência à palavra de Deus e insubmissos ao Espírito. Pelo fato do apóstolo Paulo ser dotado de vários dons espirituais, muitos que não conseguiam alcançar a sua elevada espiritualidade, eram movidos por sentimentos de inveja e ciúmes do apóstolo. Consequentemente, esses motivados por inveja e ciúme, consideravam o apóstolo Paulo uma ameaça no sentido de trazer palavras de conhecimento que influenciassem a igreja. Isso acontece em nossos dias, pois muitos pastores sem conhecimento profundo da palavra, sempre evitarão convidar ministros com sabedoria para pregar ou ensinar nas suas congregações preocupados que o povo descubra a sua incapacidade teológica.
3. Evite integrar um novo convertido no ofício como ministro
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 1 Timóteo 3:6
Um novo convertido não pode ser separado para ofícios de liderança na igreja e muito menos como evangelista. Essa não é uma consagração que pode ser feita precipitadamente, pois a bíblia diz para não impor as mãos consagrando alguém precipitadamente, para o que fez isso, não se faça participante dos erros do consagrado. Para alguém ter um ofício de responsabilidade na obra é exigido que haja maturidade espiritual. Alguém colocado no papel de liderança sem qualificações poderá pela sua imaturidade se tornar vaidoso e expô-lo a tentação do orgulho. Corre-se o risco de cair na condenação incorrida pelo demônio. Esse é o perigo que pode correr o crente colocado em uma posição de ministro, sem que tenha chamada divina e que também além da chamada, não esteja pronto.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Realizo essa obra com poucos recursos e preciso do seu apoio para mantê-la e expandi-la. Ajude-me a alcançar mais pessoas com a verdadeira sã doutrina!
Caixa Econômica Federal - Agência 1613 - Conta Corrente 942-7
Banco Itaú - Agência 9184 - Conta corrente 05524-3
Contato com o Pastor Adilson