Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Exortações Gerais



Lição 12 - 20 de Setembro de 2015
Exortações Gerais
Texto Áureo: Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade. Tito 2.7
Leitura Bíblica em Classe: Tito 2.1-8
PONTOS ONDE O PASTOR DEVE EXORTAR NA IGREJA
Introdução: Essas exortações gerais determinadas pelo apóstolo Paulo ao Tito, envolvem toda a Igreja incluindo o próprio Tito. São exortações importantes e necessárias voltadas aos anciãos, anciãs, jovens casadas e jovens em geral. Tito tinha a responsabilidade de entregar essas diretrizes ordenadas por Paulo direcionadas a cinco grupos na Igreja. Primeiramente Tito deveria apresentar um exemplo de vida e ensino que contrastasse energicamente com os opositores da verdadeira fé em Cristo. Todo aquele que tenta propagar o erro na Igreja de Cristo deve ser reprovado com toda severidade, porque tudo que é mal, ou tenha aparência do mal deve ser vencido pelo bem. Os falsos ensinamentos é algo muito nocivo que contamina o corpo espiritual e o pastor da Igreja precisa ter muito conhecimento bíblico para combater biblicamente todas as tentativas de introduções heréticas na Igreja. Quem não tem preparo teológico e todas as qualificações exigidas para um ministro do evangélico, não pode ser separado para esse ofício.
EXORTAR A TODOS DA IGREJA OUSADAMENTE AS VÁRIAS VERDADES DA FÉ CRISTà- Tito 2.1 TU, porém, fala o que convém à sã doutrina.
A sã doutrina está fundamentada no ensino e instruções dos apóstolos. Ela é essencialmente bíblica, e a sua aplicação deve ser voltada ao sustentáculo da verdadeira fé cristã. A sã doutrina significa uma doutrina saudável que promove o bem-estar e a integridade dos cristãos. A Igreja onde não se prega a sã doutrina, certamente não é uma Igreja confiável, pois a ausência dessa doutrina não promove qualquer tipo de edificação nas pessoas. A sã doutrina bem aplicada leva os cristãos a manterem uma boa saúde espiritual.
EXORTAR OS IDOSOS A SERAM SÓBRIOS E CONSTANTES NA FÉ, AMOR E PACIÊNCIA - Tito 2.2 Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
Tito deveria instruir os homens idosos, visto que a experiência deles vinda através da idade é muito importante para passar as pessoas mais jovens na Igreja. Eles deveriam ser exortados por Tito para que demonstrassem saúde em sua fé confiando totalmente em Cristo e em sua Palavra revelada. Nas suas atitudes para com os demais, deveriam mostrar saúde em seu amor, como também deveria demonstrar saúde nas provações e amarguras, com paciência e firmeza.
EXORTAR AS IDOSAS A TEREM UM COMPORTAMENTO QUE SEJA EXEMPLO NA IGREJA - Tito 2.3 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
Para as mulheres idosas também foram estabelecidas regras comportamentais para um proceder digno no serviço da Igreja. Deveriam apresentar um estilo de vida focalizado e caracterizado por aquilo que é bom devendo ser ensinadoras e orientadoras idôneas nas questões voltadas a moralidade e vivificadoras das virtudes. Elas devem estar apartadas de tudo que vai de encontro a santidade demonstrando uma regra de conduta sem falsidades, discórdias, como também nunca caluniando e difamando o seu próximo. Que goste de falar é normal, mas que não seja de falar mal, das pessoas, e de separar com as suas intrigas, grandes amizades. Quem difama os outros não trabalha para Deus, e sim para o Diabo.
EXORTAR AS IDOSAS PARA PASSAR SUAS EXPERIÊNCIAS CONJUGAIS AS MAIS NOVAS - Tito 2.4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
As mulheres de mais idade com qualificações e experiências para tal deveriam ficar responsáveis de ensinar as mulheres mais novas a serem boas esposas, mães e no serviço doméstico. O evangelho abriu grandes oportunidades para as mulheres da época, as quais viviam num regime recluso e debaixo de autoridade opressiva dos homens. As moças salvas do paganismo precisavam ser ensinadas e acostumadas com uma série de obrigações e privilégios diferentes. As orientações das mais idosas voltava-se principalmente as casadas com incrédulos, as quais precisavam de encorajamento e orientações para conviverem nessas situações. As mulheres mais jovens deveriam também serem ensinadas a evitarem toda imoralidade de pensamento, palavra e atitudes, como também concentrar-se dando atenção a própria família.
EXORTAR AS MULHERES QUE TENHAM CONSIDERAÇÃO AO MARIDO A QUAL CONVIVE - Tito 2.5 A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
A questão da sujeição ao marido, não se requer uma submissão absoluta ou ilimitada, nem uma sujeição escrava; mas uma subordinação onde deve estar presente o essencial, que é o amor. As instruções também deveriam ser voltadas em suas obrigações de mar e submeter-se a eles. Falhar nessas obrigações domésticas seria um mal testemunho para os que estão de fora e uma vergonha para o cristianismo. O cristão é muito vigiado pelos incrédulos quanto ao seu comportamento, como também no seu relacionamento conjugal e com os filhos. A palavra de Deus e o evangelho de Cristo são puros, excelentes e gloriosos; e o cristão deve viver a palavra de uma forma que ela não venha a ser blasfemada pelos incrédulos.
EXORTAR OS JOVENS A SEREM SÉRIOS E SÓLIDOS NAS SUAS CONDUTAS E MODOS - Tito 2.6 Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
O cuidado com os jovens também é um dever que a Igreja tem. Precisam ser doutrinados a levarem uma vida humilde e moderada, como também exortá-los quanto a sua impetuosidade. Devem ser instruídos quanto a sua conduta e nos seu modos, a fim de levarem uma vida com seriedade. É preciso instruí-los para que as suas atenções esteja focalizadas na moral e na doutrina, levando-os a assimilarem a disciplina do evangelho, para que se guardem dos desvios, e das más inclinações para o lado pecaminoso.
EXORTAR A TODOS COM SABEDORIA MOSTRANDO INTEGRIDADE E ALTOS PRINCÍPIOS - Tito 2.7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
Os mais jovens da Igreja deveriam ver no seu líder um bom exemplo de conduta, pois se houvesse um ponto negativo na vida de Tito, certamente ele não seria confiável para doutrinar na Igreja. A doutrina cristã não pode ser enxertada com qualquer tipo de heresia, ou qualquer elemento corrupto, mas antes deve permanecer pura para que não tenha adendos prejudiciais ao povo. A doutrina cristã deve promover santidade, reverência, edificação e comportamentos que condizem com a verdadeira fé cristã.
EXORTAR OS OPOSITORES SENDO EXEMPLO NA PALAVRA E NUMA CONDUTA SÉRIA -  Tito 2.8 Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
A doutrina cristã quer expressa na forma de sermão, de lição, de mensagem deve ser caracterizada pela pureza do seu conteúdo e seriedade na sua aplicação, pois tratar com almas envolve uma grande responsabilidade. A doutrina deve ser sadia para que a Igreja seja edificada e aperfeiçoada, principalmente no sentido espiritual. O inimigo procura sempre oportunidade de trazer descrédito na vida do ministro ou na sua doutrina. Porém um ministro qualificado e verdadeiro homem de Deus nunca dará esse gosto para o adversário, o qual será envergonhado na sua oposição. Há pessoas com mentes corrompidas que resistem a verdade, porém o líder não deve se afrouxar diante dessas situações a qual tiver que enfrentar.

Comentarista: Pastor Adilson Guilhermel