Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

O mundo vindouro


O Mundo Vindouro
Lição 12
 - 17 de Setembro de 2017
Texto Áureo
: "E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe."
Leitura Bíblica em Classe
: Apocalipse 21.1-5
Introdução: No princípio Deus criou um perfeito jardim de proporções limitadas para o primeiro casal habitar nele. Adão o cabeça desse casal, foi empossado por Deus como o governante da terra a partir desse jardim. Porém Satanás já destronado como o guardião do segundo céu, o céu espacial, decidiu tomar esse governo conferido a Adão e, o único meio de tomar esse governo seria montar uma estratégia para que Adão descumprisse o único mandamento dado por Deus para que não comesse o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Satanás sendo vitorioso no seu intento com a queda de Adão passou a ser o governante da terra por vontade permissiva de Deus. O vencedor de uma batalha sempre assume o lugar do perdedor. Com essa derrota de Adão a terra que era pura ficou corrompida com a entrada do pecado no mundo. Adão era um tipo de Cristo, na sua condição sem pecado e Cristo o antítipo que é a revelação do tipo. Assim Cristo precisou se encarnar para estar semelhantemente na condição do Adão sem pecado, para como homem vencesse Satanás, o que ocorreu na Cruz, para retomar o governo da terra que foi usurpado na derrota de Adão, por esse ser maligno. Algumas etapas escatológicas ainda precisarão acontecer até que aconteça uma metamorfose nessa terra contaminada pelo pecado e surja esse mundo vindouro. Dentre essas etapas está pela sua ordem, o arrebatamento da igreja, a grande tribulação, o reino milenar, a soltura de satanás ao final do milênio para tentar os habitantes do milênio, onde conseguira milhões de seguidores, a derrota de satanás com todos os seus seguidores, o julgamento do grande trono branco. Somente os que passarem nesse último teste de fidelidade é que habitarão em corpo físico e eterno, nesse mundo vindouro. O pequeno jardim será transformado num grande jardim que abrangerá toda a terra já metamorfoseada.  
1) O mundo vindouro é só para os salvos fiéis do reino milenar. 
Apocalipse 21.1 E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

Toda a terra atual será totalmente destruída e reconstruída após o juízo final que ocorrerá ao final do reino milenar.
 (2 Pedro 3:12b..os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? ).  Somente o povo que passou no último teste de fidelidade com a soltura de satanás ao final do reino milenar é que habitarão nela. Esse povo santo e fiel ganhará a imortalidade física, como também entrarão no estado de eternidade, assim como era Adão antes de pecar. Essa terra totalmente purificada será a habitação eterna dos salvos do reino milenar. Será um jardim como o do Éden, porém em dimensões globais. O mar atual divide continente, divide nações, divide povos, mas no mundo vindouro essas divisões não existirão, pois o mar não mais existirá. A terra será totalmente terra sem essas divisões para que os habitantes estejam totalmente unidos.
2) O mundo vindouro será iluminado pelo brilho da nova Jerusalém
Apocalipse 21.2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

Nessa visão de João ocorre um parentético, pois a nova Jerusalém já será posicionada no céu espacial, quando na segunda etapa da vinda de Cristo que será no final da grande tribulação
. Essa cidade com dimensões de dois mil e duzentos quilômetros, tanto em largura, altura e comprimento, ocuparia cerca de 58% do território nacional. Ela ficará numa órbita fixa sobre a Jerusalém terrena com um brilho (Isaías 60:19 Não terás mais a necessidade do sol para fornecer a luz do dia; nem precisarás do brilho do luar, porquanto Yahweh será a tua luz para sempre, e o teu Deus será a tua glória e teu esplendor eternamente.). A igreja que servirá a Cristo no reino milenar e no mundo vindouro é que habitará nessa nova Jerusalém, ou seja, a Jerusalém espacial.
3) No mundo vindouro prevalecerá a teocracia por toda eternidade.
Apocalipse 21.3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

Com o céu espacial (espaço) purificado, com o céu atmosférico (terra) purificada, com os habitantes em vida física purificados, ou seja, sem pecado, Deus que é Santo poderá habitar com o homem em toda Sua plenitude, pois tudo estará santificado, propiciando assim a Sua presença sem qualquer restrição. Da nova Jerusalém em órbita fixa sobre a Jerusalém terrena, Jesus reinará sobre todos juntamente com a sua igreja, com os salvos do Antigo Testamento e com os mártires da grande tribulação, todos em estado de espírito glorificado.
(4) No mundo vindouro as pessoas viverão na plenitude da felicidade.
Apocalipse 21.4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

No reino milenar ainda não haverá a plenitude da felicidade, mesmo com longevidade física, sem pobreza, sem doenças, sem pragas, sem fomes, sem violência, pacificação entre os animais e muitas outras beneficies. Isso porque esse reino será um reino de preparação para o reino vindouro e mesmo com todos esses benefícios, ainda haverá choros por mortes, acidentes e outras coisas que podem provocar tristezas. Esse reino milenar também será um reino onde Deus fará testes de fidelidade, tanto que ao final dele, Satanás e seus demônios serão soltos e muitos irão aderir a ele revelando diante de Deus a sua infidelidade. Só passarão para esse reino vindouro os que passarem nesse teste de fidelidade. Assim sendo aprovados por Deus terão o direito de habitarem nesse reino em condições de total felicidade. Essa felicidade será total, porque ganharão a imortalidade física; portanto não haverá mortes, doenças, deficiência física, dores, ou qualquer coisa que possa provocar tristezas. Não precisarão clamar a Deus, pois Ele estará presente com todos. Também viverão em completa efusão do Espírito.
(5) O mundo vindouro não é uma ficção e sim uma realidade garantida.
Apocalipse 21.5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

Tudo está tão seguro e garantido como já estivesse sido realizado, pois repousa na palavra do Deus imutável. O mundo vindouro é a consumação de toda história que Deus escreveu quanto ao destino de todas as coisas. Quando tudo isso se consumar Deus se alegrará da obra de Suas próprias mãos, como na primeira criação, quando Ele viu que tudo que havia feito, era muito bom. Tudo isso foi possível por causa da obra de Cristo com o seu sacrifício na Cruz. Deus renova os seres humanos pecaminosos através dessa obra remidora de Cristo e os faz uma nova criação. Isso possibilitou a renovação de todas as coisas para a renovação do céu e terra e para a renovação de toda a sua criação que finalizará nesse reino vindouro. Como o reino de Deus nunca fica estagnado, a expansão disso se realizará se Ele tiver outra história guardada em segredo inviolável.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel