Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Aprovados por Deus em Cristo Jesus


APROVADOS POR DEUS EM CRISTO JESUS
Lição 8 - 23 de Agosto de 2015
Texto Áureo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15
Leitura Bíblica em Classe: 2 Timóteo 2.1-18

IntroduçãoO apóstolo Paulo já com os dias contados para encerrar a sua carreira, em ocasião da sua segunda prisão em Roma manifestou grande preocupação com o seguimento da obra fundamentada na sã doutrina. Essa preocupação voltava-se ao seu filho na fé Timóteo, o qual teria uma grande responsabilidade em dar seguimento ao ministério do apóstolo. Embora Timóteo reunisse qualificações importantes para tal responsabilidade, ainda precisava ser mais lapidado pelo apóstolo com algumas exortações necessárias para ser realmente um obreiro aprovado. Uma qualificação essencial é ser um transmissor eficiente e totalmente fidedigno com a sã doutrina. É como um empregado diante do seu empregador, o qual deve demonstrar total preparo para ser contratado e ocupar um cargo elevado na empresa. Assim também é com Deus, pois ele não vai aprovar alguém para um trabalho de grande envergadura que exige várias qualificações e entregar nas mãos de um indivíduo despreparado para tal. Ninguém pode achar que é um obreiro aprovado se não reunir várias qualificações para exercer o seu ofício. Nos meio evangélicos atuais muitos indivíduos mesmo não reunindo qualificações para exercer esse ofício, se aprovam por conta própria sem passar pelo crivo divino em total desobediência a recomendação do apóstolo. Existem outros que procuram exercer ofícios com boas intenções, mas sem qualificações de um obreiro aprovado e boas intenções não bastam, porque a obra de Deus no que tange a liderança, não é para qualquer um.

DEZOITO CARACTERÍSTICAS DOS QUE SÃO APROVADOS POR DEUS
01 - Os aprovados sabem que só pela graça divina darão conta da sua missão - 2 Timóteo 2.1 TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
Paulo disse que quando estava fraco é que ele era forte e isso é uma verdade em relação à graça divina, pois se confiarmos em nossa própria força ou na graça que recebemos, não logrará êxito em nossa caminhada. O que devemos é seguir na graça que está em Cristo Jesus, pois esse é o caminho para sermos fortes na graça do Senhor. Todo o sofrimento que o apóstolo Paulo suportou para propagar o Evangelho foi por estar amparado pela graça de Cristo e, ele sabia muito bem disso quando ouviu do próprio Cristo que a sua graça lhe bastava. Assim ele instrui a Timóteo para seguir esse exemplo, pois era condicional ao sucesso do seu ministério.
02 - Os aprovados são conscientes de garantir toda a autenticidade da palavra - 2 Timóteo 2.2 E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Assim como o apóstolo Paulo estava entregando esta responsabilidade a Timóteo, ele deveria fazer o mesmo com os obreiros que estava se dispondo a trabalhar para o reino de Deus. Só que Timóteo não poderia escolher e separar os indivíduos a revelia, pois as qualificações que ele, Timóteo tinha deveria ser encontrada naqueles a qual seriam ordenados para o ofício. As atenções deveriam se voltar para fidelidade, integridade e habilidade ministerial. Não bastava apenas ter o conhecimento, mas também serem capazes de ensinar outros, ou seja, que fossem aptos para ensinar.
03 - Os aprovados suportam qualquer tipo de aflição como um bom soldado - 2 Timóteo 2.3 Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Um obreiro aprovado deve ser resoluto na causa do reino, com absoluta fidelidade e disposto a lutar sem nunca desistir em qualquer situação. As dificuldades devem ser suportadas pacientemente quando surgirem e jamais podemos deixar a nossa integridade por causa delas. Um obreiro aprovado sempre terá lutas a enfrentar contra satanás, isto porque, os desaprovados que mesmo assim insistem em exercer um ofício não sofrerão esse enfrentamento, muito pelo contrário. Porém os aprovados que levam o seu ofício a sério é alvo direto e constante do inimigo.
04 - Os aprovados não se envolvem com negócios que desagradam a Deus - 2 Timóteo 2.4 Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
O obreiro aprovado diante de Deus e que dispôs a fazer a sua obra, deve entender que se alistou para uma guerra e essa guerra é contínua e sem tréguas. Diante disso a sua vida deve ser dedicada e priorizada ao reino de Deus. Isso implica em não se envolver com negócios que lhe tolham o tempo que deve ser dedicado a servir e agradar o Senhor que o alistou para essa guerra. Precisamos estar livres de embaraços que nos impedem de estarmos atuantes nessa guerra ininterrupta. 
05 - Os aprovados sabem que sua recompensa é condicional a legitimidade - 2 Timóteo 2.5 E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.
Militar legitimamente é fazer tudo dentro da legalidade bíblica obedecendo as regras e não infringindo as regras. A trajetória de quem milita legitimamente inclui alcançar debaixo de qualquer sofrimento, o premio maior, que é a coroa da vitória. Um exemplo de vencedor é Paulo, que estando na prisão, sofrendo como um malfeitor e, no entanto era um vencedor, porque sempre respeitou as regras estipuladas pela palavra de Deus e mesmo preso continuava caminhando para alcançar a sua recompensa. O importante é obedecer a palavra de Deus e seguir sempre agradando o Senhor que nos alistou para a guerra.
06 - Os aprovados sabem que os resultados dos seus esforços lhe trarão alegria - 2 Timóteo 2.6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.
Assim como um agricultor precisa cuidar e preparar bem o campo de cultivo, onde vai lançar as sementes para colher o melhor, também o ministro precisa trabalhar no seu campo espiritual com muito cuidado e esforço para colher bons resultados. Isso também significa que devemos fazer a vontade de Deus, antes de alcançarmos as promessas, e isso implica em paciência e perseverança. Aquilo que semeamos não germina de um dia para o outro e isso requer paciência e fé de que os resultados surgirão.
07 - Os aprovados são confiantes porque tem sabedoria e orientação de Deus - 2 Timóteo 2.7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.
Paulo orientou a Timóteo a fazer sempre uma reflexão de todas as instruções recebidas e considerar elas todas, pois seriam essenciais para o sucesso do seu ministério. Essa reflexão envolvia entender que superar as aflições da direito a premio, vencer guerras da direito a vitória e passar por sofrimentos sem recuar da direito a recompensa.
08 - Os aprovados tem a confiança no Senhor ressurreto e sempre presente - 2 Timóteo 2.8 Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho;
O cumprimento da história e da esperança israelita estava sendo cumprida em Cristo e Timóteo foi exortado a manter essa doutrina sempre acesa na mente de todos, principalmente os judeus. Isso é algo que deve ser considerado por todos, pois a sua vinda, o seu ministério, a sua morte e a sua ressurreição devem ser sempre relembradas, testificado e propagado. 
09 - Os aprovados suportam qualquer sofrimento sempre pregando a palavra - 2 Timóteo 2.9 Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa
Todo aquele que luta pela obra fazendo o bem não deve estranhar quando receberem o pior tratamento. Paulo fazia o bem e muitas vezes foi tratado como um malfeitor. Ele nunca estranhou ou reclamou das situações sofredoras a qual era envolvido. Mesmo na prisão ele se confortava dizendo que a palavra não estava presa. Da própria prisão ele continuava trabalhando escrevendo cartas doutrinárias e enviando pelos seus emissários aos seus destinos. Assim com o seu testemunho, Paulo encorajava a Timóteo a não se silenciar diante de qualquer ameaça contra a sua vida.
10 - Os aprovados sofrem por amor as almas submissos a vontade de Deus - 2 Timóteo 2.10 Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.
O obreiro aprovado deve se preocupar com a sua salvação como todos devem fazer, mas além dessa preocupação o obreiro deve estar disposto a qualquer sacrifício pela salvação das almas dos outros. Se formos comparar a glória que está reservada para aqueles que se esforçam pela salvação de almas, com provas temporais é certo que essas passam a não ter qualquer importância. (Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18).
11 - Os aprovados nunca recuam, pois fazem parte dos sofrimentos de Cristo - 2 Timóteo 2.11 Palavra fiel é esta : que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;
Fomos chamados para seguir a Cristo sem olhar para tráz, não importando o custo, pois certamente teremos os benefícios, tanto no tempo presente, como no tempo eterno. Precisamos estar mortos para este mundo, pois temos um mundo melhor quando estivermos para sempre com o Senhor. Isso implica em estarmos em submissão total à vontade de Deus. O nosso sofrimento é triunfante se perseverarmos mantendo a nossa integridade imaculada.
12 - Os aprovados sabem que reinar com Cristo compensa as dores a suportar - 2 Timóteo 2.12 Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
Quem não quer pagar o preço de servir a Cristo e distorce essa visão direcionando a sua doutrina para o vale tudo enganando o povo a viver num mundo de ilusão vinda pelas falsas promessas, na realidade está negando a Cristo e a sua palavra. A advertência é bem clara para os falsificadores da palavra de Deus, pois se Cristo negar o seu ministério de nada vai adiantar dizer que em nome de Jesus pregou, expulsou demônios ou qualquer outro tipo de argumentação. O que vai ouvir de Jesus é: eu não vos conheço... apartai-vos de mim e seja lançado no fogo eterno. 
13 - Os aprovados são condicionados a permanecer fiel em qualquer situação - 2 Timóteo 2.13 Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.
Jesus não retrocede em nenhuma das suas palavras, porque Ele vela pela sua palavra para a fazer cumprir. Se formos infiéis, Ele permanece fiel, se falharmos, Ele não falha, se errarmos, Ele não erra, e precisamos seguir esse exemplo de Cristo para que a nossa vida siga num processo evolutivo de transformação procurando sermos autênticos, tanto internos, como externamente.
14 - Os aprovados tem uma postura sábia e não discutem controvérsias bíblicas - 2 Timóteo 2.14 Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
Timóteo foi orientado por Paulo quanto a condução dos obreiros em ocasiões que ocorressem divergências ou discussões de suas linhas de pensamentos doutrinários. Sempre que houvesse esse tipo de ocorrência entre os obreiros, ele deveria interferir, não entrando na discussão, mas trazendo a memória deles as orientações da sã doutrina, para não prejudicarem a igreja com discussões inúteis. 
15 - Os aprovados são os que se esmeram no estudo para ensinar a verdade - 2 Timóteo 2.15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Ser aprovado é ser aprovado em tudo, tanto no caráter, na integridade, no compromisso, na disposição e, em muitas outras qualificações. Também essencialmente no conhecimento da Palavra de Deus, pois como alguém vai conduzir o rebanho de Deus sem o devido conhecimento. Um ministro precisa conhecer toda a bíblia e principalmente o conhecimento de todas as doutrinas da Teologia Sistemática, para que possa ser realmente um obreiro aprovado e um bom doutrinador. É preciso muita sabedoria, estudo e cuidado para manejar bem essa palavra da verdade, pois vamos dar conta de tudo que ensinarmos.
16 - Os aprovados sabem que a falsa doutrina é perigosa e fazem oposição a ela - 2 Timóteo 2.16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.
Somente a sã dotrina da palavra de Deus pode manter a igreja saudável e em crescimento. Falatórios e discussões inúteis só promovem mais confusões sem qualquer benefício para a igreja. Erros e heresias não podem adentrar na Igreja, pois isso contagia a muitos incaltos em prejuízo da obra. O falso ensino produz falta de religiosidade e falta de espiritualidade, pois nesse negócio Deus não está presente ou compartilha.
17 - Os aprovados são combatentes incansáveis de quem prega a falsa doutrina - 2 Timóteo 2.17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;
Himeneu e Fileto estavam sendo usados pelo diabo para espalhar falsas doutrinas na Igreja. Tinham uma visão errada quando a ressurreição, a qual eles afirmavam que ela já havia acontecido e que não haveria outra. Esses falsos mestres estavam tentando destruir o principal fundamento da fé, e realmente já haviam pervertido a fé de alguns. 
18 - Os aprovados andam na verdade, e sabem os efeitos nocivos de distorcê-la - 2 Timóteo 2.18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
A negação do nosso futuro corpo, o corpo glorificado que acontecerá na ocasião do arrebatamento da Igreja, é negar a própria fé. (E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a vossa fé... Porque, se os mortos não ressuscitam também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. 2 Co 15.13, 14, 16,17).
 
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel