Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

A organização de uma igreja local



A ORGANIZAÇÃO DE UMA IGREJA LOCAL
Lição 11 - 13 de Setembro de 2015
Texto Áureo: Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei. Tito 1.5
Leitura Bíblica em Classe: Tito 1.4-14

O QUE A IGREJA DEVE TER PARA SER ORGANIZADA?

Introdução: Tito assim como Timóteo foi um grande auxiliar do apóstolo Paulo, cujo trabalho era regar as igrejas plantadas pelos apóstolos e colocar em ordem as coisas que estivessem desordenadas. Tito era uma pastor itinerante, ou seja, não ficava fixo num lugar por muito tempo, pois o seu trabalho era se dirigir as igrejas com problemas de organização e ali realizar um trabalho difícil, que era colocar as coisas em ordem. Esta carta endereçada a Tito pelo apóstolo Paulo tinha propósitos, tanto para doutrinar a Igreja, como para dar autoridade a Tito de realizar tudo que fosse necessário para a organização da Igreja. Esta carta era para ser lida perante a igreja como se fosse o próprio apóstolo Paulo que estive ali doutrinando. Dessa maneira todos incluindo os problemáticos ficariam cientes das orientações e advertências feitas pelo apóstolo, e assim não deveriam contestar as mudanças que seriam praticados por Tito. A organização na Igreja, tema este que está sendo abordado nesta aula, não se refere a questão da igreja no seu aspecto material e sim na preservação da são doutrina, na ordenação de líderes qualificados e também calar os falsos mestres.
1. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER TOTALMENTE QUALIFICADO PARA SEU MINISTÉRIO - Tito 1.4 A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
Assim como Timóteo, Tito era um pastor em que o apóstolo Paulo confiava plenamente. Era um obreiro qualificado para a função que exercia a serviço do reino de Deus. Tito respondia para o apóstolo Paulo, o qual era o seu mentor. Um líder qualificado nunca introduzirá qualquer ensinamento que se desvie da fé comum. Tito deveria estar bem conscientizado disso e foi instruído a colocar a palavra de Deus como prioridade no seu ministério. A palavra de Deus deve ser ensinada de maneira sistemática e prática para que a Igreja jamais aceite o que é falso, pois o que é falso não deve ser tolerado na congregação.
2. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER QUE DEMONSTRE SER UM HOMEM DE CARÁTER - Tito 1.5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
A organização da igreja local envolve também o cuidado e critérios rigorosos na ordenação de obreiros auxiliares na obra. Ninguém pode ser ordenado à revelia, pois se isso acontecer a Igreja poderá sofrer graves problemas. O líder responsável pela Igreja deve ser dotado de uma caráter íntegro e que use de critérios rigorosos para jamais ordenar quem quer que seja por favorecimento ou qualquer tipo de pressão ou suborno.
3. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER QUE É IRREPREENSÍVEL E PAI RESPONSÁVEL - Tito 1.6 Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
Os critérios que foram ordenados naqueles tempos para a ordenação de alguém para o ministério, são da mesma forma padrões para os nossos dias. Isso vem esclarecer que os padrões adotados por Deus não podem variar. Os critérios para a ordenação de alguém rejeitam quem tem um caráter impróprio e exige pessoas de bom testemunho para nunca trazer vergonha para esta importante função. O zelo pela vida conjugal, tanto em relação a esposa, como aos filhos, são condições essenciais para a sua ordenação.
4. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER QUE É AUTÊNTICO EM TODA A SUA CONDUTA - Tito 1.7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
Paulo aponta para cinco defeitos que devem estar visivelmente ausentes num líder. Esses defeitos são falhas de caráter que se o líder da igreja tolerar naqueles a qual separa para o presbitério certamente causarão uma grande ruína na Igreja. Uma pessoa arrogante, opinioso e teimoso não pode ser ordenado, como também o iracundo que é alguém esquentado, vingativo e sem paciência. A bebida alcoólica não pode fazer parte da vida de um indivíduo que almeja algum ofício na casa de Deus. Também os cobiçosos e gananciosos não podem ser ordenados, pois são pessoas materialistas, características essas, que não condizem para algum ofício no ministério.
5. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER QUE REVELE BONDADE E EQUILÍBRIO A TODOS - Tito 1.8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
Alguém para ser qualificado ao ministério precisa apresentar virtudes importantes e necessárias para o seu ofício, tais como a hospitalidade, prática essa que era comum naqueles tempos quando se recebia um obreiro que vinha de longe. Era geralmente o próprio líder que oferecia a hospedagem na sua própria casa. Hoje em dia isso já não é tão necessário pois há muitos lugares para alguém se hospedar, o que não existia naqueles tempos. Ele deve ser amante do bem, ou seja ser amante da bondade, característica necessária para um ministro da igreja de Cristo. Deve ser moderado e temperante, que é a habilidade de lidar com bom senso em situações difíceis sem se deixar influenciar por uma das partes. Deve ser justo na sua posição como homem de Deus, com habilidade de tratar com correção se acepção de pessoas, sem jamais administrar seu ofício com justiça escrupulosa.
6. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER QUE SEJA APTO COMO UM BOM DOUTRINADOR -Tito 1.9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
O conhecimento bíblico em toda escritura, não apenas em alguns fragmentos é essencial para a saúde espiritual da Igreja. Havia uma grande preocupação do apóstolo Paulo quanto a preservação da sã doutrina, pois ela tem preceitos éticos, que mostram como todos os cristãos devem se comportar e viver num mundo conturbado e com milhares de incrédulos. Os que negam e contradizem a verdade devem ser admoestados e para que haja autoridade para isso, é preciso que o líder seja um bom conhecedor da palavra de Deus.
7. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER QUE É CONTRÁRIO A QUEM REJEITA A VERDADE - Tito 1.10 Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Muitos judeus que se converteram a fé cristã, dado aos ensinamentos legalistas que receberam recusavam aceitar os padrões de conduta prescritos para os cristãos e origem gentílicas. Esses judeus com mentalidades judaizantes forma os que mais trouxeram problemas e controvérsias na Igreja. Daí a necessidade da Igreja ter um líder qualificado e capacitado em questões doutrinárias que se interpôs-se energicamente contra os semeadores de confusões doutrinária no meio da Igreja.
8. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER QUE SABE IDENTIFICAR FALSOS ENSINADORES - Tito 1.11 Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
Os estragos que esses perturbadores faziam nas igrejas eram volumosos, pois casas inteiras estavam sendo desviadas com as suas falsas doutrinas. Ensinavam coisas totalmente sem qualquer respaldo bíblico trazendo grandes prejuízos espirituais com o povo que se deixavam levar por eles. Esses enganadores, assim como é nos dias de hoje eram movidos apenas pelo lucro que pudessem obter dos incautos. Tito deveria calá-los e evitar que ensinassem e que espalhassem falsas doutrinas. Em nossos tempos essa prática já se tornou incontrolável, pois tem mais falsas doutrinas espalhadas do que a são doutrina.
9. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER QUE NÃO DA ESPAÇOS AS FALSAS PROFECIAS - Tito 1.12 Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
Os falsos profetas eram comparados a bestas ruins por causa das suas estultícias para com o povo com as suas falsas profecias. E tudo que eles faziam era para manipular o povo com as suas revelações mentirosas, ou seja profetizando em causa própria. Eram chamados de ventre preguiçosos por causa da sua preguiça em fazer coisas proveitosas, estando mais inclinados a viver da fé do que a trabalhar e viver de maneira honesta. Com as falsas profecias conseguiam manipular as pessoas e obter lucros para se sustentarem sem precisar trabalhar. Tem muita gente em nossos dias que vivem disso.
10. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER HÁBIL COM OS FALTOSOS E PRESERVADOR DOS SÃOS - Tito 1.13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
Paulo manda que Tito seja mais enérgico em admoestar com severidade os corruptos que realizavam os seus interesses sem qualquer pudor ou modéstia, e, portanto deveriam ser tratados de acordo com as suas transgressões. Eram uma maneira de evitar que essas pessoas continuassem degradando o cristianismo. Eles queriam impor um legalismo rigoroso nas igrejas o que se constituía obrigações voltadas para a lei e não para o cristianismo. Um líder jamais pode permitir ou se deixar influenciar a mudar a questão doutrinária deixada pelos apóstolos.
11. A IGREJA DEVE TER UM LÍDER QUE SAIBA CORRIGIR OS QUE ANDAM NO ERRO - Tito 1.14 Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
Qualquer fantasia e artifícios de líderes na adoração a Deus são totalmente contrários à verdade. A falsa doutrina é como o fermento, pois sutilmente ela é introduzida na Igreja sem que ninguém perceba, e assim cresce e espalha-se por toda parte. É mais prudente atacar qualquer tipo de ensinamento que não condiz com a são doutrina, ainda quando está no início, pois se isso não for feito ela corre o risco de espalhar-se de uma forma incontrolável. A diferença entre a vida e a morte está naquilo que cremos. Temos que ter cuidado na escolha do que desejamos acreditar, mas não podemos mudar as consequências das nossas escolhas.

 
Comentarista - Pastor Adilson Guilhermel